Prefeitura Municipal concede registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para Agroindústria de Queijo Minas Frescal na Comunidade Caeté

Por ASCOM

No último dia 04 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a entrega de certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a primeira Agroindústria Familiar de Queijo de Leite de Bovinos.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, a Coordenadora do SIM Consorciado Carolina Ferrari Martins Rodrigues, o Extensionista Rural da EMPAER/MT Porfírio da Silva Junior, além dos proprietários do empreendimento, os Senhores Sebastião Gerra e Maria Helena Guerra.

A agroindústria familiar é denominada Queijaria Santa Helena, e está instalada no Sitio Santa Helena, localizada na Comunidade Caeté, município de São José dos Quatro Marcos-MT. O tipo de queijo fabricado é o queijo minas Frescal artesanal, que tem como registro de nº10 do SIM.

O estabelecimento teve que interromper suas atividades de venda no comércio local no ano de 2023, após o Ministério Público de Mato Grosso, solicitar que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município proibisse a venda de produtos industrializados de origem animal (ovos, leite e derivados, carne e derivados, e mel e derivados) produzidos no município não inspecionados no comércio municipal. Tal regra é exigida por Lei Federal especifica e deve ser cumprida nos municípios brasileiros.

De acordo com o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin “A concessão do registro do SIM permitirá que a Queijaria Santa Helena possa comercializar legalmente o seu queijo nos supermercados do município, podendo assim trabalhar com tranquilidade e com segurança”.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, afirmou que com o registro do SIM Consorciado os produtores poderão comercializar legalmente seus produtos em São José dos Quatro Marcos e mais 13 municípios da região, de abrangência do Consorcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, ampliando assim seu espaço de comercialização e de faturamento.

A Queijaria funcionava a vários anos de forma irregular, comercializando seus produtos, sem marca e rótulo e inspeção. Agora, através do assessoramento do SIM, pode se legalizar.

Para receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM), através do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal e Prefeitura Municipal, a empresa deve atender um conjunto de requisitos exigidos pela legislação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISPOA), e passará por inspeções de fiscais de forma rotineira, além de ter acompanhamento técnico obrigatório.  A EMPAER local garantirá assistência técnica gratuita visando o aprimoramento dos sistemas de produção de leite, assegurando a oferta de matéria prima em quantidade e qualidade e melhoria nos processos de industrialização do leite.